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Trecho da Amoreiras sem BRT tem problemas de estrutura e manutenção

Fotos: Guilherme Pierangeli

A implantação dos Corredores do BRT em Campinas revolucionou algumas regiões e vias, como a John Boyd Dunlop e a Avenida das Amoreiras. As vias foram remodeladas e ganharam novas pistas, sinalização (como semáforos, placas e pintura de solo), novas luminárias, paisagismo, entre outras melhorias.

Canteiro próximo à Lagoa do Mingone tem mato, e asfalto apresenta problemas – Fotos: Guilherme Pierangeli

Mas, na região do Campos Elíseos, o corredor do BRT Ouro Verde sai da Amoreiras e segue pela Avenida Ruy Rodrigues, que também recebeu as melhorias. E com isso, o trecho da Amoreiras que não receberá o BRT continua como antes, com a via sendo de mão dupla, e problemas como deformações no asfalto e desgaste da sinalização de solo. Há ainda trechos com mato alto invadindo a via.

O aposentado Célio Silva é morador da região e afirma que falta uma maior atenção da Prefeitura aos problemas da avenida. “Olha com certeza falta, falta sim, eles deixaram tudo bonito lá e aqui você não consegue nem atravessar no horário de pico, seria bom duplicar aqui pois é muito movimentado, já vi vários acidentes”.

Cavalos pastam às margens de trecho com mato invadindo a via na Amoreiras

Gabrielle Viana, é balconista de uma farmácia próxima à Lagoa do Mingone, e afirma que a região precisa de melhorias. “A gente acha que faltou um pouco sim de atenção da Prefeitura em relação à região, as vezes aparece alguém para aparar a grama, mas é bem difícil mesmo”.

Gabrielle acredita que melhorias no entorno poderiam até melhorar o fluxo de clientes na farmácia, mesmo pensamento de Ailton Fiel, que tem uma loja de roupas na Amoreiras há cerca de oito anos, e também pede melhorias. “Eu acho que deveria ter uma atenção melhor sim, na parte asfáltica, tem muito buraco, precisa dar uma melhoradinha ai pra gente, pra ficar melhor”.

Após as obras do BRT, passou a ser possível dividir a avenida em duas: a nova Amoreiras, que recebeu melhorias, e é onde ficam as estações do BRT, e a Amoreiras antiga, que segue sendo de mão dupla, e com problemas de manutenção.

Mato alto em canteiro central da Amoreiras

A CBN entrou em contato com a Prefeitura e a Emdec sobre os problemas, e foram emitidos os seguintes posicionamentos:

 

Prefeitura: “A equipe da Administração Regional (AR), da Secretaria de Serviços Públicos, vai fazer uma vistoria neste ponto da Avenida Amoreiras e definir quais providências serão tomadas. Está em estudo fazer o recapeamento de trechos da Avenida das Amoreiras, que passa por desgastes no asfalto por causa do tráfego pesado de veículos. O recapeamento consiste em fazer a fresagem, que é a retirada da camada superficial e desgastada do asfalto, e aplicação de nova massa asfáltica, o que aumenta a vida útil do pavimento. Em relação à Avenida Albina Scarassati Missio, está programado o serviço de roçagem do mato para iniciar a partir da próxima semana.”

Emdec: “A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) programou vistoria técnica para verificar as condições da sinalização viária no local. Os trabalhos necessários serão inseridos na programação de manutenção viária. Vale destacar que o trabalho de reforço da sinalização de solo vem sendo intensificado pela Emdec nas diversas regiões da cidade. Entre os meses de janeiro e abril de 2022, as equipes da Emdec já executaram 48,2 km de sinalização de solo e implantaram 1,7 mil placas (sinalização vertical).”

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