Pessoas com deficiência encontram alguns problemas para estacionar os carros aqui em Campinas.
A distribuição das vagas até existe, elas são, em geral, bem demarcadas, as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, que determinam que 2% dos locais sejam exclusivos para as pessoas que tem dificuldade de locomoção, são cumpridas.
Mas, pequenos detalhes podem fazer a diferença entre parar e conseguir descer do carro.
A ouvinte da CBN Campinas, a personal trainer Luísa Agnello, que utiliza uma dessas vagas, encontrou um problema insólito.
Ao chegar a um consultório médico que fica na Praça Perseu Leite de Barros, na região da Avenida Norte-Sul, ela percebeu que havia um bueiro em frente à vaga.
“O lugar para estacionar de fato estava lá, mas quando você chega para estacionar, tem um buraco, a calçada está quebrada, é como se fosse uma vala. Eu não utilizei aquela vaga”, disse.
Luísa está com a mobilidade reduzida em um dos pés, e tem autorização para estacionar nessas vagas. Ela conseguiu dar um jeito, mas pensa no problema que pode ser para quem utiliza cadeira de rodas, por exemplo.
Desde 2020, a CBN Campinas tem feito várias reportagens para mostrar a falta de acessibilidade em vários pontos aqui da cidade.
Muita coisa mudou nos últimos anos.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, criou o Plano Municipal de Rotas Acessíveis.
Até para seguir um plano nacional, todas as novas obras tem que incluir rampas e acessos facilitados, e há pontos de reforma também em várias calçadas do município.
Mas, o que Luísa pede é um pouco mais de cuidado.
“Reforço que a vaga está sinalizada, que tudo isso está correto, que se preocuparam em deixar um espaço perto dos consultórios. Mas, faltou observar melhor o lugar onde ela foi colocada. São esses detalhes que precisam ser lembrados também”, comenta.
A Emdec, responsável pela gestão das vagas de estacionamento, informou que a tampa de coleta quebrou depois da implantação da vaga, e pediu para que uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos vá fazer o reparo.
Disse também que vai mandar uma equipe técnica para verificar a região e ver se é possível remanejar as vagas reservadas para outros lugares – em que não haja um buraco no meio do caminho.