Vaga de estacionamento para cadeirante está em frente de bueiro em Campinas

Foto: Luísa Agnello/Ouvinte CBN

Pessoas com deficiência encontram alguns problemas para estacionar os carros aqui em Campinas.

A distribuição das vagas até existe, elas são, em geral, bem demarcadas, as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, que determinam que 2% dos locais sejam exclusivos para as pessoas que tem dificuldade de locomoção, são cumpridas.

Mas, pequenos detalhes podem fazer a diferença entre parar e conseguir descer do carro.

A ouvinte da CBN Campinas, a personal trainer Luísa Agnello, que utiliza uma dessas vagas, encontrou um problema insólito.

Ao chegar a um consultório médico que fica na Praça Perseu Leite de Barros, na região da Avenida Norte-Sul, ela percebeu que havia um bueiro em frente à vaga.

“O lugar para estacionar de fato estava lá, mas quando você chega para estacionar, tem um buraco, a calçada está quebrada, é como se fosse uma vala. Eu não utilizei aquela vaga”, disse.

Luísa está com a mobilidade reduzida em um dos pés, e tem autorização para estacionar nessas vagas. Ela conseguiu dar um jeito, mas pensa no problema que pode ser para quem utiliza cadeira de rodas, por exemplo.

Desde 2020, a CBN Campinas tem feito várias reportagens para mostrar a falta de acessibilidade em vários pontos aqui da cidade.

Muita coisa mudou nos últimos anos.

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, criou o Plano Municipal de Rotas Acessíveis.

Até para seguir um plano nacional, todas as novas obras tem que incluir rampas e acessos facilitados, e há pontos de reforma também em várias calçadas do município.

Mas, o que Luísa pede é um pouco mais de cuidado.

“Reforço que a vaga está sinalizada, que tudo isso está correto, que se preocuparam em deixar um espaço perto dos consultórios. Mas, faltou observar melhor o lugar onde ela foi colocada. São esses detalhes que precisam ser lembrados também”, comenta.

A Emdec, responsável pela gestão das vagas de estacionamento, informou que a tampa de coleta quebrou depois da implantação da vaga, e pediu para que uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos vá fazer o reparo.

Disse também que vai mandar uma equipe técnica para verificar a região e ver se é possível remanejar as vagas reservadas para outros lugares – em que não haja um buraco no meio do caminho.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

Ponte Preta vence o Dérbi, elimina o rival e garante vaga na decisão do Campeonato Brasileiro da Série C

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.