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Acabam as “multas educativas” da Avenida John Boyd Dunlop

Foto: Emdec

Motoristas que passarem acima da velocidade máxima permitida de 50km/h, cruzarem semáforo vermelho ou parar sobre a faixa de pedestres na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas, não vão mais apenas receber uma multa educativa.

A punição de forma efetiva começa a ser cobrada agora, após o período de conscientização e orientação, que durou 30 dias.

Foram instalados quatro radares que davam as multas educativas, na região do Jardim Nova Esperança e no Jardim Roseira, próximo a PUCC II.

As ações fazem parte da campanha da Emdec de reduzir para zero o número de mortes na avenida, que é a campeã de óbitos e acidentes na cidade.

Durante a campanha educativa, 3.450 “multas falsas” foram emitidas, sendo que a maioria foi por excesso de velocidade.

Segundo a Emdec, sete registros foram feitos de motoristas que passaram a 100km/h e até 110km/h na avenida.

O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, Vinícius Riverete, disse, em entrevista ao CBN Campinas, que considera o número preocupante. Afinal, essas 3.450 multas educativas poderiam ser punições de verdade.

Por isso, ele pede mais consciência dos motoristas e aposta em ações educativas para tentar reduzir esse número.

“As ações tem que começar na escola, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro. Ser uma matéria, como português ou matemática. Temos que levar essa conscientização desde cedo”, afirma.

A campanha de redução de mortes na John Boyd não tem prazo para acabar. A ideia é reduzir ao mínimo possível — o ideal seria 0 — o número de acidentes e ocorrências de trânsito na região, como explica Riverete.

“Fizemos outras campanhas, como a voltada para motociclistas. Levamos ciclistas para as garagens de ônibus e colocamos os motoristas no lugar deles, para que eles tenham a sensação de se “colocar no lugar do outro”. A gente acredita que é esse conceito que vai fazer diferença”, conta.

A próxima avenida que está no radar da Emdec é a Ruy Rodrigues, que também tem registros altos de acidentes e mortes. Ainda não há uma definição clara de quais serão as ações, e se eventualmente radares educativos vão ser colocados por lá.

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