Ouça ao vivo

Barreiro admite atrasos em reunião na Câmara sobre o BRT Campinas

Foto: Valéria Hein

Há duas semanas para terminar o prazo dado pela prefeitura de Campinas para a entrega das obras do BRT, o secretário municipal de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, participou, na tarde desta terça-feira, de uma reunião ordinária da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara de Campinas. Ele afirmou que as obras estão 93% concluídas e o grande problema está no lote 4, sob responsabilidade da ARTEC. De acordo com Barreiro, até 2021 tudo transcorria conforme o planejado e os atrasos foram decorrentes apenas das limitações impostas pela pandemia.

No entanto, depois desse período o ritmo das obras se tornou cada vez mais lento, quando foi aplicada uma multa de 10% do valor do contrato, mas que, pela Lei, o consórcio teve a oportunidade de defesa e a prefeitura foi obrigada a retirar a multa.  No fim de abril, a empresa apresentou um cronograma de conclusão. No entanto, acabou abandonando os trabalhos e numa reunião, há cerca de 20 dias, foi decidido que seria aberto um processo de penalização definitiva e rescisão contratual, caso a situação não se regularize e a prefeitura terá que concluir os 13% que faltam desse lote.

O lote 01 está 100% concluído, no lote 02 faltam os viadutos da Bandeirantes e da Transamazônica. No trecho houve vandalismo e furto de material e a empresa responsável está executando a reposição do que foi furtado. No lote 03, as obras estão quase  finalizadas, exceto o Terminal Campos Elíseos, com previsão de término em agosto deste ano.

Questionado pelo vereador Cecílio Santos, do PT, sobre a razão desta divisão em lotes, que acabou prejudicando o andamento das obras,  Barreiro explicou que na época da licitação, o país vivia o auge da Operação Lava Jato e para licitar em lote único seria preciso incluir  grandes empreiteiras e todas estavam sob investigação.

O prefeito de Campinas Dário Saadi informou que entre as justificativas das empresas pelo atraso está o aumento além do previsto no preço do material de construção. Ele disse que está acompanhando de perto a situação, que tem lhe causado muita preocupação. Entre o que está em andamento, Barreiro relacionou os dois viadutos da JBD e as obras do Terminal Central para o BRT, que vão começar agora em julho, com previsão de entrega em 90 dias.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.