Ao contrário de outras cidades do Estado, e até mesmo da região, Campinas ainda não iniciou a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 nas pessoas a partir dos 50 anos.
A administração informou, nesta segunda-feira, que para isso, precisa de uma sinalização, uma espécie de liberação de grade de doses, por parte da Secretaria de Estado da Saúde, para que possa começar a vacinar as pessoas a partir dos 50 anos.
De acordo com a prefeitura de Campinas, o município tem um público de mais de 150 mil pessoas aptas a receber a 4ª dose. A expectativa da saúde é de começar a vacinar nesta terça-feira.
De acordo com os números mais recentes da Secretaria de Saúde de Campinas, o município tem 100% do público acima de 55 anos com a cobertura vacinal completa e 55.447 pessoas já com dose adicional.
Já na faixa etária entre 50 e 54 anos, a cobertura vacinal está em 96,6% e 52.754 pessoas já tomaram a dose adicional.
A prefeitura informou, porém, que o sistema VaciVida não permite discriminar o número de 3ª e 4ª doses adicionais aplicadas, considerando apenas o total de doses adicionais.
Além das pessoas a partir dos 50 anos, os profissionais da saúde de todo o Estado de SP, também podem tomar a quarta dose da vacina contra a covid-19, ou a segunda dose de reforço, como também é chamada, conforme diretriz do Ministério da Saúde.
Os municípios podem utilizar para o esquema vacinal destes públicos as vacinas da Pfizer, AstraZeneca e Janssen, conforme disponibilidade nas unidades de saúde. A nova dose de reforço pode ser aplicada após 4 meses da terceira dose.