Ouça ao vivo

Campinas não deve adotar novas medidas restritivas contra a Covid-19

Foto: Carlos Bassan/PMC

Mesmo com um aumento no número de casos de Covid-19 em Campinas, o município não deve implementar novas medidas restritivas.

Segundo a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, o Devisa, Andrea Von Zuben, o município vai seguir recomendando fortemente o uso de máscara, mas não vai tornar isso uma obrigação. “A gente já trabalhou com todos os tipos de indicadores epidemiológicos que mostraram que fizemos uma escolha bem cuidadosa. Agora, a recomendação é recomendável. Eu não vou ficar mais de um metro, de repente eu vou em um ambiente aglomerado, em que não vou ter como manter essa distância, então eu posso usar. A gente recomenda fortemente.”

Mesmo seguindo sem essas restrições, a diretora fez um alerta para a subnotificação dos testes de Covid. “A proporção não está, realmente, tão grande, mas eu diria que existe um viés no momento em que a gente está vivendo. Como os casos estão muito brandos, é muito comum as pessoas estarem, por exemplo, com uma tosse seca, às vezes com uma dorzinha de garganta, e atribuir isso a mudança de tempo, atribuindo isso a outros vírus respiratórios e não testar.”

Andrea também fez questão de reforçar a importância da vacinação. “A vacina, realmente, não está mais com essa capacidade tão grande de segurar a infecção. Mas, infecção significa que você vai ter o vírus, vai ter uma implicação viral, mas não suficientemente grande para a manifestação desses sintomas e para a gravidade. Isso é a grande diferença entre o vacinado e o não vacinado.”

Nesta nova fase, Campinas e outras cidades da região agora focam na distribuição da quarta dose da vacina para a população.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.