Caso de varíola do macaco é confirmado em Vinhedo

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou neste sábado que foi identificado o segundo caso da varíola do macaco no Brasil.  Um homem de 29 anos está isolado na residência dele  em Vinhedo.

A Vigilância Epidemiológica do município, em parceria com o Estado, monitora o caso e os contatos que o homem teve.

O caso é considerado importado, já que o paciente tem histórico de viagem para Portugal e Espanha e teve os sintomas e as primeiras lesões na pele ainda na Europa.

O resultado positivo só foi confirmado por um laboratório espanhol após o desembarque no Brasil, ocorrido no dia 8 de junho.

O primeiro caso da doença no país foi confirmado nesta quinta-feira (9). É um morador da Capital, de 41 anos, que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas com boa evolução do quadro clínico.

O Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo também investigam desde a semana passada um outro paciente, uma mulher de 26 anos, também moradora da Capital.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Vinhedo, o homem oferece baixo risco de transmissão e os familiares dele, que também cumprem isolamento, estão assintomáticos.

 

 

 

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Vinhedo faz mutirão de Papanicolau neste sábado (4) na UBS Planalto

Emdec faz inspeção ambiental gratuita de veículos neste sábado no Padre Anchieta

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.