Ouça ao vivo

Falta de medicamentos preocupa redes pública e privada de saúde de Campinas

Foto: Valéria Hein

A falta de medicamentos para gripes e doenças respiratórias típicas das estações mais frias do ano tem afetado tanto a rede pública, quanto a privada, de Campinas. Pacientes não estão conseguindo encontrar, por exemplo, a Amoxicilina com Clavulanato de Potássio em praticamente nenhum posto de saúde, justamente num momento de alta na procura e corrida às unidades de saúde e farmácias.

A informação sobre a falta desses medicamentos consta no próprio site da prefeitura de Campinas, na lista divulgada pela secretaria de saúde. A CBN Campinas entrou também em contato com donos de farmácias que confirmam a dificuldade para comprar tanto a amoxicilina, quanto a dipirona líquida, que possibilitam doses indicadas para crianças. 

O proprietário de uma farmácia que fica na Rua Dr. Sales de Oliveira, na Vila Industrial, José Pedro Gebara, afirma que em 55 anos de balcão nunca viu uma situação como esta. ” A justificativa dos fornecedores é a falta de matéria prima para a produção dos medicamentos”.

Os medicamentos para crianças têm sido os mais procurados e os que mais estão em falta. Um levantamento feito pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo, mostra que 25% dos hospitais privados do Estado estão enfrentando dificuldades para comprar remédios. Entre os motivos apontados, estão os sucessivos “lockdowns” na China e a guerra na Ucrânia, que afetaram a cadeia de fornecimento. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.