CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Falta de professores substitutos interrompe aulas do ensino fundamental

Mães afirmam que alunos da Escola de Ensino Fundamental Padre Francisco Silva, na Vila Castelo Branco, ficam sem aulas porque a unidade não tem profissionais para substituir os professores que

Falta de professores substitutos interrompe aulas do ensino fundamental
Foto: Arquivo/CBN Campinas

Mães afirmam que alunos da Escola de Ensino Fundamental Padre Francisco Silva, na Vila Castelo Branco, ficam sem aulas porque a unidade não tem profissionais para substituir os professores que testam positivo para Covid-19.

A autônoma Mariana Barbosa relata que um dos avisos da escola chegou apenas quando ela já estava no portão da unidade de ensino. 

“Chegamos na segunda-feira (06) de manhã aqui, já estava no horário de todo mundo estar na porta da escola, aí que foram enviar o bilhete que não teria professor para atender e que não teria substituto para atender a escola. Foi em três séries.”

De acordo com prints de mensagens que a CBN Campinas recebeu, no dia 25 de maio, a escola dispensou os alunos da 4ª série A.

No dia 30, foi a vez dos estudantes da 4º série C.

Na última segunda-feira, 06 de junho, a escola entrou em contato com os pais para avisar que não tinha professores para dar aulas aos alunos da 1ª série A e da 3ª e 4ª séries C.

De acordo com a Presidente do Conselho de Escola, Verônica Queiroz, a falta de professores para substituir aqueles que testaram positivo para Covid-19 também provoca superlotação das salas. 

“Aí um outro problema é a superlotação das salas porque muitas vezes a escola não consegue entrar em contato com a família para vir buscar, então essas crianças ficam na escola e são divididas entre outras turmas. O que acontece é que ficam 35, 40 alunos dentro de uma sala que tem o limite de 30.”

 Em nota, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que a EMEF Padre Francisco Silva, na Vila Castelo Branco, está com o quadro de professores completo e conta com dois docentes substitutos. 

Segundo a pasta, nesta quarta-feira, 08 de junho, a escola dispensou duas turmas porque precisou afastar cinco professores que apresentaram sintomas de Covid-19.

De acordo com a nota, a unidade fará a reposição das aulas.

A Secretaria Municipal de Educação afirma ainda que contratou, por concurso público, 180 professores e continua convocando docentes.

Conteúdos