Ouça ao vivo

Galpão tombado pelo Condepacc trava início das obras do novo camelódromo

Foto: Sindipeic

A construção do novo camelódromo de Campinas segue sem previsão de início.

O Sindipeic (Sindicato dos Empreendedores Individuais de Ponto Fixo Público e Móvel de Campinas) afirma que precisa remover a estrutura de ferro e telhas de fibrocimento que servia como garagem de locomotivas no Complexo Ferroviário. 

O problema é que o galpão é patrimônio histórico municipal.

O vice-presidente do sindicato, vereador Carlinhos Camelô (PSB), afirma que a entidade não tinha conhecimento da condição especial da estrutura quando apresentou o primeiro projeto do Shopping Popular em 2020. 

De acordo com ele, se o Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) não autorizar a remoção da estrutura, o novo camelódromo vai perder 600 dos 1687 boxes previstos no projeto inicial.

“É difícil a gente usar aquela estrutura porque inviabiliza o projeto. A gente não consegue fazer o shopping da forma que a gente quer fazer, com espaço que coloque toda a nossa categoria. Então, fazer um projeto onde coloque metade da nossa categoria ou um pouco mais da metade não resolve o problema.”

Na última quinta-feira (26), o Sindipeic apresentou o projeto final do Shopping Popular ao Conselho do Patrimônio Cultural de Campinas e sugeriu reconstruir o barracão em outro ponto do Complexo Ferroviário ou usar as ferragens na obra do empreendimento comercial.

De acordo com o sindicato, as negociações devem ser concluídas em nova reunião que ainda não tem data definida.

Procurada pela reportagem, a secretária de Cultura e Turismo e presidente do Condepacc, Alexandra Caprioli, afirmou, em nota, que o Conselho entende que o projeto do shopping dos camelôs é um desejo do sindicato, mas que o projeto foi apenas apresentado na reunião e não foi apreciado nem discutido pelos membros do Conselho. 

A nota afirma ainda que o Condepacc vai se manifestar sobre o assunto quando retomar a pauta. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.