Ouça ao vivo

Impostos podem representar até 80% dos preços de presentes para o Dia dos Namorados

Foto: Danilo Braga

Celebrado no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados está se aproximando. Porém, com a tributação cada vez maior, do valor pago pelos consumidores nos presentes tipicamente mais comprados, até 80% corresponde a impostos.

Esse levantamento foi feito pela Associação Comercial de São Paulo. Os dados têm como base o Impostômetro, painel instalado no centro histórico da capital paulista que mede em tempo real os impostos, taxas e contribuições pagos à União, estados e municípios.

De acordo com o economista da ACSP, Marcel Solimeo, os produtos mais afetados são os importados, como os perfumes, por exemplo, que concentra uma carga tributária composta de 78,99%. “São produtos supérfluos, que normalmente já teriam um valor maior, mas ainda no caso são produtos também importados. E essa tributação é muito maior por causa do imposto sobre importação. Isso se aplica a perfumes e algumas bebidas importadas.”

Isso significa que se o perfume for vendido a R$ 400, aproximadamente, R$ 316 deste montante corresponde a impostos, taxas e contribuições. Já os produtos fabricados nacionalmente têm uma taxação menor, porém, ainda é alta. A maquiagem nacional, por exemplo, possui carga tributária de 51,41%.

Para o economista, essa alta tributação faz com que os consumidores procurem os meios ilegais para presentear o companheiro ou a companheira. “Quanto maior a tributação, maior é o estímulo à sonegação e ao contrabando. Essa discussão é muito antiga, nós já tivemos vários períodos em que se discutiu muito aumentar o imposto do cigarro e aumentava o contrabando, invés de aumentar o consumo da produção nacional.”

A lista ainda mostra que bebidas, como champanhe, vinho importado e nacional, que são bastante demandados na data, são altamente taxados com 59,49%, 69,73% e 54,73%, respectivamente.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.