Ouça ao vivo

Procon-SP notifica Emdec após denúncia de racismo no transporte coletivo

Foto: Guilherme Pierangeli

O Procon de São Paulo notificou a Emdec, empresa responsável pela gestão do transporte público de Campinas, pedindo explicações sobre uma denúncia de racismo praticada por um motorista de ônibus da cidade. Segundo a denúncia, o profissional teria impedido a vítima de entrar no veículo, a xingado e afirmado que não a levaria por ela ser negra. 

A Emdec foi questionada sobre os critérios utilizados para contatar os motoristas que desempenham funções nos veículos das linhas operadas sob responsabilidade da empresa e deverá encaminhar documentos que demonstrem medidas corporativas específicas dos últimos 12 meses abordando prevenção e combate ao racismo e à discriminação de qualquer gênero. Além dos programas de diversidade e inclusão para orientação e treinamento de seus funcionários e colaboradores, assim como informativos disponibilizados com a mesma finalidade aos usuários das linhas.

Em nota, a Emdec disse abominar todo tipo de atitude racista ou de qualquer outra forma de discriminação. Afirmou que são diversas as ações realizadas internamente com os funcionários para coibir tais práticas, inclusive de todos os tipos de assédio. A empresa também fez questão de esclarecer que os motoristas de ônibus não são contratados por ela. Eles são funcionários das empresas concessionárias e dos operadores do sistema de transporte público coletivo, não havendo relação trabalhista entre os motoristas de ônibus e a Emdec.  A empresa solicita a apuração de todos os fatos e as medidas administrativas cabíveis. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.