Ouça ao vivo

Sobe para 88% o percentual de residentes de SP que usam internet móvel

A taxa de usuários de internet que usam conexão móvel (3G ou 4G) para acessar a internet no Estado de São Paulo subiu nove pontos percentuais e passou de 79% em 2019, para 88% em 2020, patamar semelhante ao de pessoas que usam WiFi (90%).

Para a psicóloga Fernanda Granja, acessar a internet pelo celular é mais cômodo. 

“Eu prefiro acessar pelo celular porque é muito mais rápido, muito mais cômodo, já está ali na mão. No caso, eu tenho notebook, se eu quiser acessar pelo notebook eu tenho que ligar o computador e trava bastante, sendo que o celular não trava, então é muito mais fácil, tem tudo ali na mão.” 

A fisioterapeuta Ângela Alves prefere acessar a internet pelo celular e pagar um pacote de dados para garantir uma conexão mais estável. 

“Um dos principais motivos para eu preferir a internet móvel do que a internet de casa é porque toda vez tem três pessoas conectadas, aí começa a ficar lenta ou quando fica a ponto de chover a internet cai, mesmo sendo fibra óptica.” 

Os dados apontam que 50% dos usuários de internet móvel têm um plano pós-pago, modelo que previne interrupções inesperadas no acesso por falta de créditos. 

Ainda segundo o estudo, em 2020, 93% dos residentes do Estado de São Paulo com mais de dez anos de idade tinham celulares, mas pouco mais de 3 milhões de pessoas não usaram um dispositivo móvel no período do levantamento.

A pesquisa é resultado de uma parceria entre a Fundação Seade e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.