Ouça ao vivo

Sumaré: Secretário receberia propina para liberar empreendimentos, diz MP

Foto: Prefeitura de Sumaré

O secretário de Governo e Participação Cidadã de Sumaré, Wellington Domingos Pereira, teria pedido propina para liberar empreendimentos imobiliários na cidade, segundo investigação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.

Pereira foi alvo da operação “Tributo Oculto”, que aconteceu na sexta-feira (10) com cumprimento de mandado na prefeitura cidade, e em outros três imóveis ligados ao secretário. Durante o trabalho foram apreendidos R$ 157 mil em dinheiro, documentos e aparelhos eletrônicos. Do dinheiro encontrado, R$ 20 mil estavam em mochilas dos filhos do secretário.

Após a operação, Wellington Pereira pediu afastamento do cargo. O secretário é apontado pela investigação como um intermediador, e segundo apurado pela CBN, teria pedido o propina para a liberação de, pelo menos, quatro obras na cidade nos anos de 2018 e 2019.

A defesa de Wellington alega que “os fatos que justificaram a operação do Gaeco são antigos, e vão ser esclarecidos quando o secretário tiver a oportunidade de se manifestar nos autos”, e sobre o dinheiro encontrado em mochilas, a defesa afirma que Pereira tinha o hábito de levar, toda sexta-feira, parte do dinheiro para o trabalho, e que, por morar em uma área “delicada em termos de segurança”, preferia levar o dinheiro na mochila dos filhos até às escolas deles, que seriam mais seguras. Ainda segundo a defesa, o dinheiro seria proveniente do comércio e locação de imóveis de Pereira, e seria depositado no horário de abertura das agências bancárias.

A prefeitura de Sumaré informou que não houve a apreensão de nenhum documento ou equipamento público, e que as atividades de Wellington foram suspensas para que ele possa apresentar a defesa. A administração informou ainda que uma sindicância interna foi aberta para que o caso seja apurado.

Wellington Pereira foi vereador em Sumaré por dois mandatos entre 2009 e 2016, tendo inclusive presidido o legislativo nos anos de 2015 e 2016.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.