Ouça ao vivo

Valinhos volta a ampliar locais de testagem para covid-19

Foto: Valéria Hein

A secretaria de saúde de Valinhos precisou retomar as medidas de ampliação da testagem de covid-19 por causa do aumento na demanda. De acordo com um balanço da Secretaria da Saúde, a UPA,  no bairro Lenheiro,  vem apresentando uma procura crescente por atendimento nos últimos três meses. 

Em março foram 13 mil pacientes atendidos, em abril 14 mil e em maio, 17 mil. O aumento na procura por atendimento na UPA não se deve apenas ao coronavírus, mas ao crescimento de casos de problemas respiratórios, devido à sazonalidade das estações mais frias. Para atender à demanda foi instalada uma tenda nos fundos da unidade, exclusiva para testagem, numa área externa.

De acordo com o secretário de saúde de Valinhos, Luiz Gabriel Signorelli, além de acelerar o processo para pacientes com sintomas respiratórios, a medida desafoga o atendimento na UPA. “Conseguimos otimizar os atendimentos de urgência e emergência, realizando, em média, 150 exames por dia, sendo que 1/3 deles testam positivo”.

Luiz Gabriel Signorelli explica que mais tendas deverão ser instaladas na unidade, em parceria com o Exército. “O objetivo é oferecer mais comodidade no caso de chuva ou sol forte”. Para realizar a testagem é preciso levar comprovante de trabalho ou de endereço de Valinhos e apresentar mais de um sintoma. A testagem é realizada de segunda a segunda, das 7h00 às 0h00.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.