Recentemente a Prefeitura de Campinas e a Acic anunciaram um novo projeto de revitalização do calçadão da rua 13 de Maio, em Campinas, que ocorrerá após um chamamento público vencido pela Construtora Patriani para uma ação voluntária de modernização do mobiliário do calçadão, que receberá uma cobertura com sombrinhas em trechos das seis quadras do calçadão, além da instalação de bancos e uma nova iluminação.
Outra mudança prevista é a instalação de cabos de energia suspensos, voltando atrás do que foi feito nas obras de revitalização do calçadão realizadas entre 2003 e 2004. Na ocasião, toda a fiação se tornou subterrânea, assim como foi feito mais recentemente nas obras de revitalização da Francisco Glicério, e como pretende-se fazer na Campos Salles. A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Campinas – Carolina Baracat, justifica a medida. “Existe um grande furto, muitos furtos desses fios, e a grande reclamação dos lojistas é que quando a gente tem de fazer uma manutenção há o desligamento da energia, como vamos fazer uma estrutura para os guarda-chuvas a fiação vai passar por essa estrutura metálica no intuito de a gente resolver o problema”.
Outra justificativa é que o aterramento piorou as condições no fornecimento de energia elétrica, já que as águas das chuvas acabam gerando problemas que levam à interrupção no fornecimento. Apesar da mudança, a secretária afirma que não haverá aumento da poluição visual. “Não porque eles vão ser escondidos dentro da estrutura, então não vai ter essa poluição”.
A estrutura de energia atual não será removida, sendo simplesmente desativada, evitando a necessidade de se quebrar o chão durante os trabalhos. Frequentador da 13 de maio há décadas, o aposentado Wanderley Scavariello reprova a mudança. “Não adiantou nada ter feito, gastaram dinheiro aqui no chão, agora faz tudo de novo? Melhor eu acho que não vai ser, né?”
A ideia da Prefeitura é que todo o projeto seja concluído antes de dezembro, evitando transtornos na época de maior movimentação no calçadão devido às vendas de natal.