Ouça ao vivo

Dário e Bolsonaro acertam cessão de Pátio Ferroviário

Foto: Divulgação

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira, em Brasília, e finalizou os processos de cessão para a cidade de uma área de 200 mil metros quadrados do Pátio Ferroviário.

No entanto, apesar da prefeitura afirmar que todas as questões técnicas e jurídicas foram resolvidas, a assinatura do contrato ainda não foi realizada e deverá ser feita em breve, em Campinas.

A proposta da administração municipal é usar a área do Pátio Ferroviário para requalificar a região central, com espaços de cultura, turismo, eventos, gastronomia e áreas de inovação, tecnologia e exploração imobiliária.

De acordo com as primeiras informações, serão alienados cerca de 47 mil metros quadrados para projetos habitacionais e cerca de 150 mil metros quadrados serão destinados para cessão onerosa, um sistema em que as empresas pagam ao poder público para utilizar o espaço.

É previsto também um parque público.

Segundo a prefeitura, as áreas operacionais da concessionária Rumo serão preservadas, assim como os espaços da Estação Cultura e do futuro Shopping Popular.
Após a assinatura, há alguns passos a serem seguidos para a cessão definitiva e viabilização dos projetos.

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) realizará inventário dos bens e a regularização dos títulos cartoriais, para posterior destaque de área de 38 mil metros quadrados, que será alienada pela União.

Para o restante da área serão realizados estudos vocacionais, em parceria entre a União, a Prefeitura de Campinas e os conselhos municipais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.