O Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, determinou nesta quarta-feira, 20, que o Butantan importe Coronavac para vacinar crianças de 3 e 4 anos.
O Instituto vai solicitar 8 mil litros de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) à farmacêutica Sinovac. Essa quantidade corresponde a 10 milhões de doses.
De acordo com o governador, os imunizantes devem chegar nas próximas semanas. “Vai depender dos trâmites legais, mas a exportação deve levar algumas semanas, para que, se possível, no mês de atrássto a gente tenha essas vacinas disponíveis e podemos começar a vacinação dessas crianças.”
Essa ação dá início à ampliação da imunização de crianças entre 3 e 4 anos de idade contra a COVID-19 em todos os municípios do estado de São Paulo.
Apesar do Ministério da Saúde ainda não ter colocado a Coronavac para essa idade no Plano Nacional de Imunização, Rodrigo Garcia afirma que não havia mais tempo para esperar. “Nós estávamos aguardando o Ministério da Saúde incluir a Coronavac no PNI, para que se pudesse realizar a importação e distribuição da Coronavac pelo Instituto Butantan para todo Brasil para vacinação de crianças de 3 e 4 anos. Essa decisão ainda não foi tomada e eu percebo que nós não podemos esperar.”
Na faixa etária entre 5 e 11 anos, mais de 6,1 milhões de crianças já foram imunizadas. Deste total, 66,3% está com o esquema vacinal completo e 86,9% foi vacinado com a primeira dose.