Ouça ao vivo

Mais de 28 mil moradores de Campinas ainda precisam atualizar o CadÚnico

Foto: Divulgação

Quase 29 mil moradores de Campinas ainda precisam fazer alguma regularização do Cadastro Único, o CadÚnico, do Governo Federal.

Toda essa população poderia perder benefícios sociais oferecidos pelo governo, se a prorrogação dos prazos não tivesse sido anunciada nesta quinta-feira.

Por isso, a secretária de de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, reforça a importância de fazer essa renovação o mais rápido possível. “Se ela não fizer a atualização cadastral, o benefício pode ser suspenso, e é suspenso lá na origem, lá no Governo Federal. Para reativar, essa pessoa vai ter que fazer um agendamento, vai ter que trazer toda a documentação. Então, para evitar todo esse transtorno e também perder o benefício, que é tão importante, as famílias devem fazer o agendamento o mais rápido possível.”

Segundo a pasta, o número de pessoas que ainda não estão totalmente atualizadas corresponde a 26,7% do total de cadastros.

A maior parte dos “atrasados” precisa fazer a “averiguação cadastral”, que é quando há divergências entre os dados preenchidos e o cruzamento de informações com outras fontes.

Pouco mais de 5 mil pessoas precisam fazer a revisão cadastral, necessária para quem fez a atualização em 2016 e 2017.

O CadÚnico é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil.

Em Campinas, a regularização dos dados é feita por agendamento pelo telefone 156.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.