Ouça ao vivo

Movimento prepara Campinas para chegada do 5G

Foto: Banco de imagens/Unsplash

Campinas lançou o movimento Open 5G Campinas, com o objetivo de promover ações relacionadas ao uso da tecnologia 5G. Participam da iniciativa a Prefeitura de Campinas, Embrapa, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Unicamp, PUC-Campinas, TIM, e o CPQD.

Maurício Casotti é gerente de desenvolvimento de negócios do CPQD, e explica o intuito do movimento. “A gente reuniu esse conjunto para quando o 5G estiver disponível em Campinas a gente já ter aplicações e soluções que aproveitem da melhor maneira o que a conectividade 5G pode trazer para essas soluções, pensando em cidades inteligentes, saúde, educação, no agronegócio, indústria”.

O grupo está aberto a receber novos parceiros, como fornecedores de dispositivos, equipamentos e softwares, startups, instituições de pesquisa, e empresas de outros segmentos.

5G é a quinta geração de tecnologia para internet móvel e banda larga, que poderá alcançar uma velocidade 20 vezes mais rápida em relação a que mais se utiliza hoje, o 4G. “Traz maior banda, menor latência, muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo, existem aplicações que hoje, mesmo com o 5G, ainda é um pouco difícil a gente atingir os objetivos, por exemplo, monitoramento remoto, cirurgias remotas, ele traz capacidade de diminuir o tempo de resposta aos comandos”, explica Casotti.

A nova tecnologia permitirá a ampliação do acesso à internet no Brasil, além de possibilitar a conexão de mais aparelhos às redes, como, por exemplo, carros e eletrodomésticos, dentre outros.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.