Ouça ao vivo

“PEC Kamikaze” deve impactar o orçamento de Campinas em 2023

Foto: Arquivo CBN

Em entrevista à CBN, o secretário Aurílio Caiado afirmou que o prefeito Dário Saadi vai contingenciar gastos no início de 2023 com o objetivo de evitar o déficit público.

Para o secretário, a aprovação da PEC do governo federal que aumenta o valor do Auxílio Brasil, amplia o Vale-Gás e cria um “voucher” para os caminhoneiros vai jogar mais instabilidade sobre o cenário econômico e aumentar a inflação.

“ A gente tem uma expectativa preocupante com o cenário econômico para 2023. Todas as ações do governo federal de realizar gastos muito acima da sua receita e do teto de gastos faz com que seja injetado na economia um volume de gastos superior ao potencial de produção. Já tem economistas calculando o impacto desses R$ 45 milhões no processo inflacionário dos próximos meses.” 

Apesar da queda de arrecadação e das expectativas negativas, Caiado afirma que não existe previsão de aumento de tributos municipais.

“Com certeza não. Nós temos que fazer a lição de casa interna da Prefeitura que é ajustar os custos, reduzir despesas internas para poder equalizar a nossa ação sem reduzir as ações para a sociedade, principalmente no que diz respeito às políticas sociais. Então, aumento de impostos não tem nenhuma perspectiva de acontecer.”

A Prefeitura de Campinas deve perder R$ 13,3 milhões este ano em repasses do ICMS devido às mudanças nas alíquotas que o governo federal decretou em junho.

A Secretaria Municipal de Finanças afirma que fechou o primeiro semestre “em equilíbrio” e a previsão é que Campinas vai fechar o ano com um pequeno superávit.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.