CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Prefeitura e Governo Federal assinam cessão do pátio ferroviário de Campinas

O prefeito Dário Saadi e o superintendente do Patrimônio da União em São Paulo, Sérgio de Matos Oliveira, assinaram nesta sexta-feira (22) o Termo de Cessão de 45% do Complexo

Prefeitura e Governo Federal assinam cessão do pátio ferroviário de Campinas
Foto: Reprodução/Facebook

O prefeito Dário Saadi e o superintendente do Patrimônio da União em São Paulo, Sérgio de Matos Oliveira, assinaram nesta sexta-feira (22) o Termo de Cessão de 45% do Complexo Ferroviário para o município de Campinas. 

Com o documento, a Prefeitura de Campinas passa a ser responsável por uma área de 141.487 m² na região do Viaduto Miguel Vicente Cury. 

O terreno em questão não compreende os espaços da Estação Cultura, do Ceprocamp e do futuro Shopping Popular.

À CBN, o prefeito Dário Saadi afirmou que vai discutir o uso do terreno com os conselhos municipais antes de fechar parcerias com a iniciativa privada.

“Com a documentação a gente pode fazer parcerias. Nós vamos discutir com o Condepacc, com o CMDU, as linhas gerais. Ali vai poder ter cultura, lazer, tecnologia, entretenimento, eventos, turismo. Vamos definir com os conselhos e tentar parcerias com a iniciativa privada.”

Dário Saadi afirmou que viajou diversas vezes a Brasília para negociar com o Governo Federal e evitar a venda de todo o terreno do pátio ferroviário, uma área de 200.000 m².

“Eu tomei conhecimento que havia no Ministério da Economia uma decisão de vender. Eu articulei com o Governo Federal e falei: vender tudo não dá. Aí chegamos ao entendimento de que uma parte de 37 mil metros quadrados, acho que dá 6% da área, essa área teria uma vocação para empreendimentos imobiliários, comércios, e o Governo Federal vendia.”

O Complexo Ferroviário de Campinas tem área total de 310.000 m².

Com a assinatura do Termo de Cessão, a Prefeitura de Campinas passa a ter a cessão provisória de 45% do terreno até que o processo de inventário termine.

O Governo Federal indicou que pretende vender 38.049 m² para a iniciativa privada e que estuda o que vai fazer com outra área de 20.519 m².

Compartilhe

Conteúdos