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Procon de Campinas registra 27 reclamações de ligações de telemarketing em um mês

Foto: Pixabay

De acordo com os dados do primeiro semestre de 2022, o Procon de Campinas registrou cerca de 21 reclamações de ligações de telemarketing por dia. Neste período foram 3.785 registros sobre esse problema na cidade.

Para Eder Gomes, coordenador de Atendimento do Procon Campinas, está cada vez mais comum esses tipos de insatisfação. “A gente vem percebendo essas formalizações, a insatisfação do consumidor, ao receber essas ligações insistentes de telemarketing. A gente sempre reforça que o telemarketing é um serviço regulamentado, então a empresa tem o direito de contatar o consumidor para ofertar o seu produto, vender o seu serviço, porém ela não pode ser insistente. A partir do momento que ela tira o lazer e o momento de sossego do consumidor, já se torna uma prática abusiva por parte da empresa.”

Esse levantamento foi divulgado após a suspensão de 180 empresas por prática abusiva de telemarketing, feita pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com Eder, as ligações feitas por robôs, que muitas vezes desligam na cara do consumidor, é o principal motivo para esta ação do ministério. “A determinação, inclusive, é até referente a esse tipo de situação, desses robôs que ficam fazendo ligações e acabam desligando a linha, ou ligam novamente. Então, cria até uma prática abusiva.”

Os bancos lideram o ranking de reclamações com 1.113. Em seguida está o Telefonia móvel com 1.088. Logo após vem os cartões de crédito e as financeiras, com 800 e 784 reclamações, respectivamente.

Para formalizar um problema basta acessar o site do Procon e relatar a situação.

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