Campinas tem mais de 250 mil pessoas em vulnerabilidade

Foto: Valéria Hein

O número de moradores de Campinas em situação de pobreza e extrema pobreza aumentou. Atualmente, 258 mil e 100 pessoas estão inscritas no Cadastro Único. O acréscimo é de 9 mil e 200 munícipes em comparação com o ano passado.

De acordo com a secretária de Assistência Social Vandecleya Moro, a volta da obrigatoriedade de atualização dos cadastros é um dos fatores que contribuiu para o aumento.

“Durante esse período da pandemia, os dois anos, não houve atualização cadastral, o governo suspendeu essa atualização, ou seja, as pessoas continuariam recebendo sem atualizar. Esse ano, voltou a necessidade da atualização, então mais famílias procuraram para não perder o benefício. Então nós vimos uma ampliação do número de famílias cadastradas para poder ter acesso a esses benefícios.”

O Cadastro Único é a porta de entrada para programas sociais dos governos federal, estadual e municipal, como o Auxílio Brasil, o Vale Gás e o Cartão Nutrir, respectivamente.

Dados do Mapa da Pobreza, da Secretaria de Assistência Social, apontam que, entre 2019 e 2022, o número de moradores que precisam de algum benefício social subiu 25,59%, o que equivale a 52 mil e 600 munícipes a mais.

Em 2019, 205,5 mil pessoas estavam no Cadastro Único. Em 2020, o número passou para 220,3 mil. Em 2021, eram 248,9 cadastros, e, em maio deste ano, o número chegou a 258,1 mil pessoas de 107 mil famílias.

Ainda segundo o levantamento, a região Sul de Campinas concentra o maior número de famílias em situação de vulnerabilidade, com 74 mil cadastros. Em seguida, estão as regiões Sudoeste e Noroeste. Juntas, as três regiões concentram 75% das famílias mais pobres do município.

Para fazer a inscrição no Cadastro Único, o interessado deve agendar o atendimento em uma unidade CRAS ou DAS por meio do número 156. O cadastro fica aberto a todos durante o ano inteiro.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Três mil passageiros pulam catracas do BRT todos os dias em Campinas

Combate ao excesso de velocidade vai pautar ações da Semana de Trânsito na região

Caminhão carregado com madeira quebra e trava acesso à Monsenhor João Batista Martins Ladeira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.