A secretaria de Transportes e a Emdec divulgaram nesta sexta-feira o novo edital do transporte público da cidade, que vai ficar em consulta pública pelos próximos 90 dias, para receber sugestões dos moradores.
A CBN Campinas consultou alguns detalhes do documento, e o que chamou a atenção foi que as linhas e itinerários que são propostos são praticamente iguais aos de hoje, que sofrem vários problemas com intervalos longos e atrasos.
A ligação do Jardim Carlos Lourenço até a Estação Cidade Judiciária, que praticamente corta a cidade, deve ser mantida no novo processo. A linha opera com atrasos constantes todos os dias, e tempos de espera que passam de 30 minutos até mesmo nos horários de pico.
Em Barão Geraldo, linhas alimentadoras que andam vazias, fazendo o mesmo trajeto, também devem ser mantidas no novo sistema.
Mas, também há espaço para invenções: como uma linha que sai do Jardim São Domingos e vai até o Terminal Barão Geraldo, passando por todos os pólos possíveis de trânsito, como a Rodovia Santos Dumont, o Centro de Campinas, a região da Avenida Brasil e o Tapetão; a linha que sai do Jardim Fernanda até o Shopping Dom Pedro; e uma que sai de Joaquim Egídio e vai até o Parque São Jorge.
A consulta pública vai durar 90 dias. No site da Emdec é possível enviar um formulário com sugestões.
O edital finalizado deve ser disponibilizado em outubro, quando deve acontecer, finalmente, a licitação.