Dias depois da CBN Campinas publicar uma reportagem comentando sobre as linhas que são propostas para o novo edital do transporte coletivo de Campinas, que está em fase de consulta pública até novembro, a Emdec defende a organização dos itinerários.
Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, 41% das linhas são exatamente iguais à configuração atual, 44% sofreram algum tipo de intervenção e 15% são novos atendimentos.
A reportagem apontou um exemplo, sobre a linha que liga o Jardim Carlos Lourenço à Estação Cidade Judiciária. A Emdec afirma que a linha proposta no novo edital vai seguir pela Avenida Lafayete Arruda Camargo, no mesmo caminho feito pela linha 359, que liga o Jardim Esmeraldina à Cidade Judiciária, e que a 359 vai ser seccionada, deixando de percorrer o caminho todo – que também é extenso, a propósito.
A Emdec justifica que muitas dessas ligações longas, que são chamadas de linhas diametrais, “atendem o desejo dos usuários do sistema”.
Já sobre as linhas enormes que vão ligar São Domingos a Terminal Barão Geraldo, Jardim Fernanda ao Shopping Dom Pedro e Joaquim Egídio ao Parque São Jorge, a Emdec afirma que são junções de linhas existentes, onde a ideia foi buscar e promover a ligação de eixos estruturantes em locais não atendidos, além de aprimorar o conceito de rede estrutural.
Defende ainda que, com as obras do BRT no Centro, seria difícil seccionar as linhas.