CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Emdec defende divisão de linhas do novo edital do transporte público

Dias depois da CBN Campinas publicar uma reportagem comentando sobre as linhas que são propostas para o novo edital do transporte coletivo de Campinas, que está em fase de consulta

Emdec defende divisão de linhas do novo edital do transporte público
Foto: Guilherme Pierangeli

Dias depois da CBN Campinas publicar uma reportagem comentando sobre as linhas que são propostas para o novo edital do transporte coletivo de Campinas, que está em fase de consulta pública até novembro, a Emdec defende a organização dos itinerários.

Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, 41% das linhas são exatamente iguais à configuração atual, 44% sofreram algum tipo de intervenção e 15% são novos atendimentos. 

A reportagem apontou um exemplo, sobre a linha que liga o Jardim Carlos Lourenço à Estação Cidade Judiciária. A Emdec afirma que a linha proposta no novo edital vai seguir pela Avenida Lafayete Arruda Camargo, no mesmo caminho feito pela linha 359, que liga o Jardim Esmeraldina à Cidade Judiciária, e que a 359 vai ser seccionada, deixando de percorrer o caminho todo – que também é extenso, a propósito.

A Emdec justifica que muitas dessas ligações longas, que são chamadas de linhas diametrais, “atendem o desejo dos usuários do sistema”.

Já sobre as linhas enormes que vão ligar São Domingos a Terminal Barão Geraldo, Jardim Fernanda ao Shopping Dom Pedro e Joaquim Egídio ao Parque São Jorge, a Emdec afirma que são junções de linhas existentes, onde a ideia foi buscar e promover a ligação de eixos estruturantes em locais não atendidos, além de aprimorar o conceito de rede estrutural.

Defende ainda que, com as obras do BRT no Centro, seria difícil seccionar as linhas.

Conteúdos