Uma reportagem divulgada no portal CBN Campinas acabou causando confusão em pessoas que frequentam academias na cidade. Por um erro no número do decreto municipal publicado no Diário Oficial desta terça, foi noticiado que a não-obrigatoriedade de exames médicos para os frequentadores havia sido revogada. Na verdade, tratava-se de uma regulamentação da Secretaria de Finanças, sem qualquer relação com o tema.
O secretário municipal de Esportes, Fernando Vanin, confirma que a avaliação física feita pelos profissionais das academias é suficiente, mas eles podem pedir exames médicos de acordo com a necessidade do frequentador.
Vanin explica que um questionário feito pelos profissionais aos frequentadores, especialmente adolescentes e idosos, com validade de um ano, já os deixa aptos para realizarem as atividades físicas.
Para o secretário, a avaliação sobre a Virada Esportiva, realizada no último fim de semana, foi considerada positiva, com a participação de cerca de 60 mil pessoas. Mesmo com o número menor em relação ao período antes da pandemia, a volta do evento também teve um número menor de atividades nesta edição.