Ouça ao vivo

Justiça dá prazo para que Ipiranga repare danos ambientais em Paulínia

Imagem: Google Street View

A Promotoria de Justiça de Paulínia deu prazo de 90 dias para que a empresa Ipiranga adote medidas para reparar danos ambientais causados pela contaminação das águas dos lençois freáticos do município.

A decisão foi tomada depois de uma ação, movida pelo Ministério Público, que aponta que o problema acontece há, pelo menos, 21 anos.

Segundo o relatório do MP, a área do “Pool Paulínia” da Ipiranga, que fica na região do bairro Cascata e próximo à Replan, está com as águas subterrâneas contaminadas com compostos químicos, como benzeno e naftaleno.

Pela decisão, a empresa fica obrigada a avaliar a emissão de vapores abaixo do piso e a necessidade de medidas de intervenção adicionais, assim como a apresentar um plano para reduzir a presença dos compostos tóxicos. 

Tudo deve ser iniciado em até 90 dias com previsão de encerramento para 180 dias, sob pena de multa diária fixada em R$ 10 mil até o limite de R$ 100 mil.

O que diz a empresa

Em nota, a Ipiranga informou que, independente da ação movida pelo Ministério Público, vem adotando todas as medidas necessárias para os reparos ambientais da área desde 2003, com respaldo da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a Cetesb.

“A Ipiranga possui um Programa de Integridade robusto e é engajada em práticas de negócios sustentáveis em contribuição aos princípios estabelecidos pelo Pacto Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que são traduzidos no compromisso com a promoção dos Direitos Humanos e por meio de suas Políticas Corporativas”, completou.

(Atualizado às 9h30)

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.