PL propõe IPTU zero por até 6 anos para imóveis no Centro de Campinas

Foto: Arquivo/ Celina Silveira

Em evento para empresários nesta quarta-feira (24), a equipe do governo Dário Saadi (Republicanos) oficializou a abertura do processo de consulta pública da minuta do Projeto de Lei de incentivos para reabilitação de edificações na área central de Campinas.

A área de abrangência do PL tem 95 hectares de extensão, cujos limites são a rua Marechal Deodoro, a rua Dr. Ricardo, a Praça Floriano, a Avenida Moraes Salles, a rua Irmã Serafina e a Avenida Anchieta. A área concentra 420 imóveis verticais e 1.400 horizontais. Do total, 71 imóveis são tombados e 91 estão em estudo de tombamento.

A equipe da administração municipal definiu incentivos urbanísticos para os proprietários que aderirem ao projeto, como permissão para construir terraços e para converter vagas de estacionamento em comércios ou residências.

Os benefícios fiscais estão separados em três categorias de reabilitação: a mínima, a parcial e a integral.

Na reabilitação mínima, por exemplo, o proprietário vai ter isenção de IPTU durante a obra, que deve durar 1 ano, e isenção por mais 1 ano após a obra, além de 50% de desconto no IPTU do segundo ano pós-obra e redução de 2% no ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

O proprietário que aderir à reabilitação integral vai ter isenção de IPTU por até 6 anos (3 anos de obra e mais 3 pós-obra), além de alíquotas especiais por mais 5 anos, isenção ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis) e redução de 2% no ISSQN. 

A Prefeitura de Campinas vai receber sugestões para o PL até o dia 22 de setembro por meio de formulário eletrônico.

A expectativa do Executivo Municipal é enviar o PL para votação na Câmara ainda neste semestre e publicar a Lei em janeiro de 2023.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.