Unicamp realiza evento para leitura de carta em defesa da democracia

Foto: Guilherme Pierangeli

Assim como em outros locais pelo país, a Unicamp realizou nesta quinta-feira um ato público para leitura da “Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito!”, que foi elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

O evento ocorreu Teatro de Arena do campus de Campinas da universidade. A leitura foi feita pelo professor emérito da Unicamp, Rodolfo Ilari, e por Sílvia Santiago, professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e diretora-executiva de Direitos Humanos da universidade.

Quem conduziu o ato foi a coordenadora-geral da Unicamp e vice- reitora, Maria Luiza Moretti, uma vez que o reitor, Antonio Meirelles, o Tom Zé, foi à São Paulo para acompanhar a leitura da carta realizada no Pátio das Arcadas da Faculdade de Direito da USP.

A coordenadora comentou sobre a necessidade de a Unicamp também realizar este ato. “Têm sido constantes os ataques ao Supremo (Tribunal Federal) e ao Tribunal (Superior) Eleitoral, colocando em risco por desconfiança nosso sistema eleitoral, o que é muito grave”.

O evento contou com a presença de diversos membros da comunidade acadêmica, como alunos, diretores das unidades de ensino e ex-reitores. Marcelo Knobel, que foi reitor entre 2017 e 2021, destacou a importância da iniciativa. “É absolutamente fundamental, um momento histórico, importante, nossa democracia está em jogo, está em perigo, e a gente precisa mostrar que sem democracia o país não tem futuro, como tem muitas ameaças nesse momento a gente precisa se mobilizar e manifestar a importância da democracia para nosso futuro, para nosso país”.

O evento contou com a presença de diversos membros da comunidade acadêmica, como alunos, diretores das unidades de ensino e ex-reitores. Marcelo Knobel, que foi reitor entre 2017 e 2021, destacou a importância da iniciativa.

Após a conclusão da leitura da carta na Unicamp, telões exibiram ao público a leitura da carta realizada na USP, em São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.