Após a decisão do Estado de desobrigar o uso da máscara no transporte público, a Secretária Municipal de Saúde de Campinas anunciou que também vai seguir a medida e flexibilizar a utilização da proteção. A regra passa a valer neste sábado, 10.
Essa desobrigação deixou os usuários do transporte coletivo divididos. Para a balconista Simone Fernandes ainda não é o momento. Inclusive, pessoas próximas dela pegaram Covid-19 recentemente.
A flexibilização ocorre após análise da situação epidemiológica da covid demais doenças respiratórias, que estão em tendência de queda.
Segundo a comerciante Cristiane Oliveira já estava na hora de flexibilizar o uso, muito pelo fato de que poucas pessoas respeitavam a medida.
A administração orienta que idosos, pessoas com deficiência ou doenças crônicas e grávidas mantenham o uso do equipamento de proteção.
Outra cidade que também adotou a medida foi Piracicaba. No município, o uso de máscaras deixou de ser obrigatório em locais fechados, como salas de aula e escritórios, em março deste ano.
Em junho, com a alta de casos de covid-19, a prefeitura voltou a recomendar o uso, mas sem obrigatoriedade. E atrásra passa a liberar a utilização dentro do transporte coletivo e terminais urbanos