De janeiro a agosto deste ano, o programa de microchipagem do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Campinas, realizou 11 mil novos registros de cães e gatos residentes em Campinas. Desde 2015, quando o serviço foi criado, foram registrados 45 mil animais ao todo no município.
A microchipagem é um registro definitivo do animal. Por meio deste processo, o cão ou gato recebe um número de identificação que o acompanhará por toda vida. Com isso, é possível consultar em um sistema informatizado todos os dados do animal.
Essa numeração está vinculada a um documento digital. O tutor pode acessar se quiser, através de login e senha pessoal, para consultar os dados do animal na internet e até mesmo imprimir o registro.
Com a instalação do microchip, é possível identificar, no sistema, quais doenças o animal teve, as vacinas que recebeu, quem é o tutor e endereço e a última vez que foi ao veterinário, entre outras informações. Também pode-se identificar casos de maus-tratos ou encontrar um cão que fugiu, assim como localizar o dono.
Para registrar o animal através do microchip em Campinas, o tutor pode ligar no Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Campinas pelo telefone (19) 3245-1781 e agendar o procedimento.