Furacão nos EUA suspende voos entre Campinas e Orlando

Foto: Guilherme Pierangeli

O furacão Ian atingiu Cuba na terça-feira (27), e o estado da Flórida, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (29), deixando muita destruição. Em Cuba uma mulher de 43 anos morreu após a casa dela desabar, e toda ilha ficou sem luz. Nos EUA mais de 2,5 milhões de pessoas no estado da Flórida ficaram sem energia elétrica, e foram registradas diversas quedas de árvores e de estruturas, como pontes. Muitos imóveis foram destruídos total ou parcialmente.

Esta situação provocou impacto nos voos dos EUA para o Brasil, incluindo voos entre a Flórida e Campinas. A Azul linhas aéreas informou que, devido à situação, foi preciso cancelar na quarta e quinta-feira os voos entre Viracopos e Orlando, tanto partindo de Campinas quanto da cidade americana. Já os voos ligando Viracopos e Fourt Lauderdale, também na Florida, foram reprogramados.

Segundo a Azul, equipes locais prestam a assistência necessária aos clientes impactados, e que os mesmos serão reacomodados em outros voos da própria empresa, quando a operação do Orlando International Airport for retomada. Para os Clientes que tiverem seus voos cancelados, a Azul informou que está flexibilizando suas regras e permitindo alteração da data da viagem, com mesma origem e destino, sem cobrança de taxas. A empresa pede aos Clientes que não se dirijam aos aeroportos antes de confirmarem o status de seus voos. Em outros aeroportos as companhias aéreas Gol, Latam e a própria Azul tiveram voos cancelados.

Em Orlando, a jornalista Stephanie Haidar relata como foi lidar com a passagem do furacão. “É uma situação que assusta muita gente, nós brasileiros não estamos acostumados, então a gente fica assustado, onde estou não ficou sem energia, não ficamos sem água, mas nos preparamos para o caso de isso acontecer, e sei de casos aqui em Orlando e arredores de pessoas que ficaram sem energia, sem água, e tiveram suas casas inundadas”.

O furacão Ian chegou a ser um furacão de categoria 4, com ventos de até 240 km/h, mas ele foi enfraquecendo, até que passou a ser classificado como uma tempestade tropical. A previsão é que a agora tempestade siga rumo ao norte passando ainda por outras partes da Flórida, até chegar a outros estados americanos. “Já deve estar tudo bem mais tranquilo, já virou uma tempestade tropical que está indo embora, e começa o trabalho de rescaldo, restabelecimento de energia, água e tudo mais”.

Com a preocupação muitas coisas fecharam na Flórida, como os parques temáticos da Disney e Universal Studios, que reabrirão quando as condições climáticas permitirem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.