O número de locações de casas e apartamentos na região de Campinas subiu 73,02%. Os novos inquilinos deram preferência à locação de apartamentos (71,05%) na faixa de aluguel de até R$1.500,00 (62,96%).
Os dados são do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECISP) que comparou os meses de agosto e julho deste ano.
Segundo o presidente do CRECISP, José Augusto Neto, o número de novos contratos de locação é um indicativo negativo para o mercado.
O dono de uma imobiliária em Campinas, Antônio Teixeira, afirma que o momento eleitoral faz com que as pessoas prefiram alugar em vez de comprar imóveis.
As vendas de casas e apartamentos na região de Campinas subiram 14,82% na comparação entre agosto e julho. A maioria dos compradores (58,62%) adquiriu casas. A preferência de 53,57% dos novos proprietários foi por imóveis de até R$300 mil.
De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) caiu 0,70% em agosto. O índice acumula alta de 8,59% em 12 meses.