CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Monkeypox: Sem casos graves, Campinas completa 2 meses do 1º registro

Campinas completa nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, dois meses da primeira confirmação de monkeypox em um morador da cidade. A doença, também chamada de varíola dos macacos, teve como

Monkeypox: Sem casos graves, Campinas completa 2 meses do 1º registro
Foto: Divulgação

Campinas completa nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, dois meses da primeira confirmação de monkeypox em um morador da cidade. A doença, também chamada de varíola dos macacos, teve como primeiro paciente na cidade um homem de 31 anos que dias antes havia participado de eventos na capital paulista.

Um mês depois, em 15 de atrássto, já eram 33 casos confirmados, sendo 18 importados e 15 autóctones. No último mês foram mais 39 confirmações, chegando a 72 casos registrados. Os dados são da secretaria municipal de Saúde, que emite dois boletins semanais com a atualização de casos da monkeypox, às segundas e quintas-feiras. O boletim com o maior número de confirmações se deu em 5 de setembro, quando mais nove casos foram confirmados.

Até o momento, dos 72 casos, 28 são importados e 44 autóctones. Os pacientes são 68 homens e quatro mulheres, com idades entre 21 e 57 anos. Deste total, 35 saíram do isolamento. Os demais contam com acompanhamento ambulatorial, sem gravidade e com boa evolução, segundo a pasta.

A monkeypox tem como principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, mas também inclui febre, dor de cabeça, cansaço, calafrios, entre outros. O atendimento para os pacientes com suspeita da doença está disponível nos centros de saúde, prontos-socorros, pronto atendimentos e no Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.

Compartilhe

Conteúdos