Os hospitais da Região Metropolitana de Campinas registraram 7 internações diárias de idosos por queda durante o primeiro semestre do ano. Os dados são do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde.
De acordo com o médico oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, a catarata é um dos principais fatores de risco para a perda de equilíbrio.
Neto explica que a radiação solar aumenta em 60% o risco de catarata, e que a diabetes dobra as chances do paciente ter a lesão.
De acordo com o especialista, para evitar quedas e perda da visão, as pessoas com mais de 60 anos de idade devem passar por consultas regulares e manter hábitos saudáveis.
O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto informou que o paciente tem indicação para cirurgia de catarata quando surge dificuldade para realizar atividades cotidianas.
Os principais sintomas que indicam estar na hora de operar são: troca frequente dos óculos; incapacidade de enxergar com pouca luz; redução da visão noturna; visão embaçada que dificulta a leitura; enxergar halos (anéis) ao redor das luzes; maior sensibilidade à luz e perda repentina da visão quando o paciente dirige contra faróis.