Unicamp terá primeiro laboratório de análises toxicológicas de referência para pesquisa

Acervo Pessoal

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, firmaram um convênio que determina o investimento de aproximadamente R$ 2 milhões no laboratório num período de três anos.

O acordo visa a fortalecer o Sistema Brasileiro de Políticas Públicas sobre Drogas, por meio da implantação, no CIATox, do primeiro laboratório de análises toxicológicas de referência para pesquisa de drogas de abuso e Novas Substâncias Psicoativas (NSP) em amostras biológicas do Brasil, com sistema de qualidade reconhecido internacionalmente. 

As drogas de abuso são substâncias que afetam o encéfalo e alteram o humor, como por exemplo álcool e estimulantes. Já as novas substâncias psicoativas apresentam efeitos similares aos de outras drogas, como Cannabis sp., cocaína, heroína, LSD, ecstasy e metanfetamina.

O CIATox é um centro multidisciplinar da Unicamp que completa 40 anos em 2022. Reúne colaboradores e participantes ativos (estudantes de graduação e pós-graduação) das Faculdades de Ciências Médicas, Ciências Farmacêuticas e Enfermagem da Universidade. O serviço conta com a atuação direta de médicos, farmacêuticos e enfermeiros.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia descobre fábrica clandestina de bebidas em Hortolândia

Justiça determina que vereador Cássio Fala Pira continue preso

Americana realiza mutirão gratuito de exames preventivos neste sábado 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.