O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, firmaram um convênio que determina o investimento de aproximadamente R$ 2 milhões no laboratório num período de três anos.
O acordo visa a fortalecer o Sistema Brasileiro de Políticas Públicas sobre Drogas, por meio da implantação, no CIATox, do primeiro laboratório de análises toxicológicas de referência para pesquisa de drogas de abuso e Novas Substâncias Psicoativas (NSP) em amostras biológicas do Brasil, com sistema de qualidade reconhecido internacionalmente.
As drogas de abuso são substâncias que afetam o encéfalo e alteram o humor, como por exemplo álcool e estimulantes. Já as novas substâncias psicoativas apresentam efeitos similares aos de outras drogas, como Cannabis sp., cocaína, heroína, LSD, ecstasy e metanfetamina.
O CIATox é um centro multidisciplinar da Unicamp que completa 40 anos em 2022. Reúne colaboradores e participantes ativos (estudantes de graduação e pós-graduação) das Faculdades de Ciências Médicas, Ciências Farmacêuticas e Enfermagem da Universidade. O serviço conta com a atuação direta de médicos, farmacêuticos e enfermeiros.