Acesso ao Terminal Central passa a ser cobrado a partir de sábado

Foto: Guilherme Pierangeli

O Terminal Central de Campinas voltará a ter catracas de acesso a partir deste sábado, dia 8 de outubro. Para acessar o terminal será necessário utilizar o Bilhete Único nos leitores instalados junto às entradas. Segundo a Emdec, será cobrado 80% do valor da tarifa cheia ao entrar no terminal, e os 20% restantes ao entrar no ônibus.

O processo faz parte da revitalização do terminal, dentro do contexto da implantação do BRT. O terminal já conta com faixas de avisos sobre a mudança afixadas próximas às entradas, e as catracas já estão instaladas. Até o início da operação as entradas e saídas de pedestres estão sendo realizadas por portões nas laterais das catracas.

A medida provoca polêmica. Há quem ressalte que haverá um aumento na segurança do terminal, já que a cobrança pode inibir o acesso de pessoas que não utilizarão os ônibus no local. É o que pensa Alisson Souza, que relata que a esposa dele utiliza o terminal todas as noites ao voltar do trabalho. “Minha esposa trabalha aqui no Centro, aí ela chega tarde da noite, aí ela fica esperando até tarde aí, eu acho muito bom, vai ter mais segurança”.

Foto: Guilherme Pierangeli

Mas há quem reprove a mudança por trabalhar no terminal, caso do vendedor ambulante conhecido como Ricardo Carioca. “Estão acabando com a gente, com nossas famílias, o que vai acontecer é a GM entrar para nos expulsar, como aconteceu no (terminal) Ouro Verde, a gente não vai ter lugar pra vender, esse que é o problema”.

O Terminal Central já contou com catracas no passado, mas elas somente contabilizavam o número de usuários, não era necessário pagar alguma tarifa para acessar o local. Diariamente circulam pelo Terminal Central 70 mil passageiros, que utilizam 40 linhas de ônibus.

A Emdec informou por meio de nota que o tempo de integração só começará a contar a partir do instante em que o usuário entrar no ônibus, e não no terminal, ao contrário do que havia sido informado na reportagem.

Em relação à uma reclamação registrada nas redes sociais da CBN Campinas sobre a falta de pontos de recarga, a Emdec informou que dois novos pontos credenciados foram ativados no entorno do terminal, próximo à área de comércio informal e da barbearia.

*Atualizado 04/10 às 08h35

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.