Ouça ao vivo

Bullying pode trazer consequências graves para vítima e às pessoas em volta

O que para o agressor talvez seja apenas uma brincadeira, o bullying pode causar uma tragédia dependendo do psicológico da vítima, podendo acabar em suicídio ou ataque em massa, como os ocorridos recentemente nos Estados Unidos e até no Brasil. O bullying atinge 10% dos alunos no país, segundo levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.
Foto: Agência Brasil

Na tradução literal da língua inglesa, bullying significa assédio moral e bully, sem o sufixo, corresponde a “valentão”. O tema gera polêmica, pois muitas vezes quem comete não sabe o limite entre uma brincadeira ou uma ofensa a outra pessoa. Mesmo que a intenção não seja humilhar, o bullying pode trazer consequências trágicas para a vítima.

A psicóloga Vanessa Rodrigues, autora do Manual de Prevenção e Combate ao Bullying nas Escolas, alerta para os efeitos psicológicos da prática, que podem atingir mais pessoas além do próprio alvo das ofensas.

Às vezes as pessoas podem pensar que casos extremos, como ataques por vingança a escolas ou eventos de grande público, são situações longe da realidade em que vivem. Mas a psicóloga lançou um documentário no qual ouviu vítimas de abuso psicológico. Vanessa explica que o bullying pode ser praticado até onde não se percebe.

De acordo com o último levantamento divulgado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, um em cada dez estudantes é vítima de atos de intimidação e violência no Brasil.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.