Vai ser escolhido nesta segunda-feira o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga possíveis cobranças de propina na renovação de contratos terceirizados na Câmara de Vereadores.
A reunião acontece no Teatro Bento Quirino, a partir das 16h30. Segundo o presidente da comissão, Paulo Gaspar (Novo), o prazo de 90 dias que a CPI tem para finalizar o relatório começa a contar também nesta segunda-feira.
A CPI não pode trabalhar durante o Recesso Parlamentar, ou seja, os trabalhos e o prazo são suspensos em 15 de dezembro e retomados em 1º de fevereiro.
O relator vai ser escolhido entre os integrantes Paolla Miguel (PT), Carmo Luiz (PSC), Paulo Bufalo (PSOL), Luiz Cirilo (PSDB), Higor Diego (Republicanos) e Major Jaime (PP).
A comissão vai investigar todos os contratos fechados pelo presidente Zé Carlos (PSB), investigado pelo Ministério Público por corrupção passiva depois que um empresário gravou conversas com pedido de propina para renovação de um contrato.
Além do presidente da casa, que se afastou até do cargo de vereador, está envolvido o ex-subsecretário de Relações Institucionais, Rafael Creato, que pediu exoneração.
Concluídas as investigações ou encerrado o prazo dos trabalhos, a CPI tem no máximo dez dias úteis para elaborar um parecer contendo um resumo de todo o processo.
Aprovado o parecer internamente, deve ser lido em plenário em reunião.