As empresas-filhas da Unicamp atingiram a marca de 44.624 empregos gerados, um aumento de 14,5% em relação ao número de vagas de trabalho que estavam preenchidas em 2021.
O aumento do número de oportunidades de emprego acompanhou o faturamento das empresas.
Dados da Agência Inova apontam que as 1.061 empresas-filhas da Unicamp faturaram R$19,3 bilhões, aumento de 20,6% em relação ao balanço anterior.
De acordo com Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp, dois fatores explicam esses aumentos.
Das 1.061 empresas-filhas ativas, mais de 19% atuam com comércio e serviços e 18% atuam na área de tecnologia da informação.
A maior parte das empresas-filhas (60%) está em Campinas, Limeira e Piracicaba, cidades onde a Unicamp tem campus. Essa proximidade é benéfica para as empresas e para a universidade, explica Renato Lopes.
As empresas-filhas da Unicamp são aquelas que têm entre os sócios-fundadores pessoas que têm ou tiveram algum vínculo formal com a universidade (aluno, docente, funcionário, entre outros), empresas que passaram pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e aquelas que foram criadas a partir de alguma tecnologia desenvolvida na universidade.