EXCLUSIVO: ‘menino no barril’ está bem, e ainda não foi adotado

Foto: Reprodução/Polícia Militar

Quase dois anos depois da descoberta do caso, em janeiro de 2021, a CBN Campinas apurou que o menino que foi encontrado dentro de um barril de ferro no Jardim Itatiaia, em Campinas, ainda está em um abrigo e não foi adotado.

A reportagem passou os últimos meses consultando fontes para tentar localizar o paradeiro do garoto e qual a situação atual de saúde dele.

Segundo as pessoas ouvidas pela CBN Campinas, o garoto, que está prestes a completar 13 anos, está bem de saúde. 

Apesar do grave estado de desnutrição em que foi encontrado, o trabalho em conjunto de nutricionistas, psicólogos e outras especialidades médicas fez com que o garoto ganhasse peso.

Na época, quando levado ao Hospital Ouro Verde e depois transferido ao Mário Gatti, o menino perguntava a todo momento sobre o pai, que está preso.

Agora, o menino parece ter ‘compreendido’ a situação que viveu, e não parece ter desenvolvido nenhum trauma.

A confirmação da situação de saúde dele, coincidentemente, veio justamente no dia em que a Câmara de Vereadores aprovou a criação de um novo Conselho Tutelar na cidade.

O projeto foi encaminhado pelo prefeito Dário Saadi em agosto, depois de uma série de verificações sobre a atuação do órgão no caso do menino. 

Em fevereiro do ano passado, uma sindicância foi aberta para apurar as responsabilidades e se o Conselho sabia do caso.

Mesmo com o Conselho Tutelar da região Sul negando que sabia da situação, foi comprovado que desde 2019 os maus tratos ao garoto já eram cometidos, e que o órgão, em algum momento, tinha conhecimento disso.

Mesmo com uma grande comoção nacional e muita gente se colocando à disposição para adotar o garoto, esse processo não aconteceu até agora, segundo a apuração feita pela CBN Campinas

O garoto continua na casa-abrigo, que não tem o endereço divulgado, por motivos óbvios.

Por envolver uma criança, o caso segue em sigilo. Consultado, o Ministério Público não pode confirmar nenhuma informação apurada pela reportagem.

O pai, a madrasta e a filha dela, que foram presos em flagrante, estão respondendo a uma pena de oito anos de reclusão por tortura na Penitenciária de Tremembé, no Vale do Paraíba. 

O pai ainda tem mais 15 dias, em regime aberto, por abandono intelectual, por não ter deixado o garoto ir à escola.

A decisão foi em dezembro do ano passado. As defesas podiam recorrer, mas o que se sabe é que os três continuam presos.

Procurado, o Tribunal de Justiça de São Paulo não respondeu ao pedido feito pela CBN para confirmar se houve alguma tentativa de rever a decisão.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Zé Carlos renuncia ao cargo de vereador após admitir pedido de propina

Valinhos amplia gratuidades e reduz tarifa de ônibus; novas regras começam a valer nesta terça

Adolescente morre após ser baleada durante assalto em Hortolândia

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.