Ouça ao vivo

MP denuncia ex-secretário de Sumaré por corrupção passiva

Foto: Prefeitura de Sumaré

O Ministério Público denunciou à Justiça o ex-secretário de Governo e Participação Cidadã de Sumaré, Wellington Domingos Pereira. A acusação é de corrupção passiva. Segundo o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP, Pereira pediu apartamentos como propina para liberar alvarás de construção de empreendimentos na cidade.

De acordo com a denúncia, um empresário relatou ao MP que obteve autorização para construir um empreendimento, mas que posteriormente a obra foi parada por supostas irregularidades. Ele foi chamado a um encontro com Pereira em uma cafeteria, e lá o então secretário escreveu “2%” em um papel. O empresário então questionou se em dinheiro e se seria oficial. Pereira respondeu somente que queria o valor em dinheiro. O empresário recusou, e ouviu do secretário que poderia ser um apartamento, então. As investigações indicaram que outros empresários também teriam sido alvos dos pedidos de vantagens indevidas, e também ocorreram outros pedidos de apartamentos.

Pereira foi alvo da operação “Tributo Oculto”, em 10 de junho. Na ocasião houve cumprimento de quatro mandados, sendo dois na Prefeitura de Sumaré (nas secretarias de Obras e de Governo), um na residência de Pereira, e outro na farmácia dele. Durante o trabalho foram apreendidos R$ 157 mil em dinheiro, documentos e aparelhos eletrônicos. Do dinheiro encontrado, R$ 20 mil estavam em mochilas dos filhos do então secretário. Após a operação, Wellington Pereira pediu afastamento do cargo de secretário.

O advogado de Pereira, Ralph Tórtima Filho, emitiu o seguinte posicionamento sobre o dinheiro localizado na operação: “Relativamente aos valores encontrados na residência do secretário Wellington eles dizem respeito a locações que ele recebe mensalmente de imóveis que possuí, bem como do fluxo de caixa da sua farmácia, esses valores possuem origem absolutamente lícita inclusive já organizamos toda a documentação para evidenciar essa circunstância ao Ministério Público”.

Além de secretário, Wellington Pereira foi vereador em Sumaré por dois mandatos entre 2009 e 2016, tendo inclusive presidido o legislativo nos anos de 2015 e 2016.

A Prefeitura de Sumaré se manifestou sobre o tema por meio da seguinte nota:

A Prefeitura de Sumaré esclarece que o servidor foi afastado das funções que ocupava no Executivo. A Administração Municipal tem colaborado com as investigações e se mantém à disposição para fornecer qualquer informação ao Ministério Público que possa colaborar para a elucidação do caso. Um procedimento interno para acompanhar e apurar as denúncias também foi aberto, em junho deste ano e está em andamento. A Administração Municipal ressalta ainda que orientou os servidores municipais a colaborarem irrestritamente com o MP.

*Atualizado às 10h57

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.