Ouça ao vivo

Êxodo de trabalhadores atinge 14% das indústrias de alta tecnologia

Foto: Arquivo CBN

Profissionais da indústria estão migrando para vagas em empresas do exterior motivados, em parte, pela possibilidade de trabalhar na modalidade home office. 

A mudança de comportamento já reflete nas indústrias da região de Campinas: 14% delas registraram queda no número de trabalhadores em setembro.

O presidente do CIESP-Campinas, José Henrique Corrêa, afirma que a redução aconteceu principalmente na indústria de alta tecnologia.

Na análise do vice-diretor do CIESP-Campinas, Valmir Caldana, outro fator que contribuiu para a queda é a adesão dos empregadores ao contrato intermitente. 

De acordo com a definição da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o setor de alta tecnologia contempla, por exemplo, os setores de pesquisa e desenvolvimento científico; informática, eletrônicos e produtos ópticos; e as indústrias farmacêuticas.

O presidente do CIESP José Henrique Corrêa informou ainda que apesar da preferência de muitos trabalhadores por vagas internacionais influenciar no número de postos de trabalho disponíveis nas indústrias de alta tecnologia, a região ainda carece de profissionais qualificados para preencher as vagas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.