A Secretaria de Educação de Campinas fechou o período de cadastro de interesse por vagas na Rede Municipal de Ensino com 6.793 inscrições para crianças de 0 a 5 anos. No ano passado, a Secretaria recebeu 7.572 pedidos, uma redução de 10,28%.
O período de inscrição foi de 1º de setembro a 20 de outubro. As intenções estão divididas da seguinte forma:
2.349 inscrições para crianças com idades entre 1 ano e 7 meses até 3 anos;
2.725 cadastros para crianças com até 1 ano e 6 meses;
1.719 inscrições para crianças com idades entre 3 e 5 anos.
O cadastro não garante uma vaga para a criança. O sistema serve para criar uma fila e organizar a distribuição de vagas conforme disponibilidade em uma das 163 escolas municipais de Educação Infantil e 43 entidades colaboradoras. A distribuição das vagas também segue critérios como: inserção em programas sociais e situação de vulnerabilidade.
Atualmente, 44,1 mil crianças estão matriculadas na Educação Infantil de Campinas. O déficit de vagas está em cerca de 4 mil para crianças de 0 a 3 anos.
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Educação, não faltam vagas para crianças a partir de 4 anos, idade em que é obrigatório que as crianças frequentem alguma instituição de ensino.
A assessoria da educação informou que existem planos para construir 20 escolas nos próximos dois anos (14 creches e seis unidades de Ensino Fundamental) e, assim, distribuir cinco mil vagas.