Ouça ao vivo

Campinas lança campanha de conscientização contra a paralisia infantil

A Prefeitura de Campinas lançou nesta quarta-feira (9) uma campanha de conscientização contra a poliomielite, também chamada de paralisia infantil. O objetivo é enfatizar a necessidade de se atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo para evitar o risco de retorno da doença, que há mais de 30 anos não tem casos registrados no Brasil.

Porém, diante da baixa cobertura vacinal, há o risco do retorno, e Campinas é uma das cidades com alto risco para a volta da doença, segundo o Ministério da Saúde, devido à alta circulação de pessoas vindas de todas as partes do mundo. A cidade vacinou até o momento somente 68% do público-alvo, e a última vez que Campinas atingiu os 95% necessários foi em 2018. O secretário municipal de Saúde, Lair Zambon, apontou alguns dos principais motivos da baixa cobertura vacinal. “Eu acho que são esses movimentos das pessoas que acham que é necessária a vacinação, precisamos atingir e convencer essas pessoas, inclusive a não fazer propaganda contra vacinação, e nós estamos reféns do sucesso da vacinação pois as pessoas não conseguem enxergar a doença, essa doença é muito grave, muito contagiosa, então precisamos fazer essa prevenção, essa vigilância, e não deixar chegar até nós”.

O Prefeito Dário Saadi (Republicanos) falou sobre as ações adotadas. “Continuamos com as ações de busca ativa, ampliação do horário de vacinação, e agora uma campanha forte em toda a mídia, tudo isso estamos usando para tentar convencer os pais a levarem as crianças para vacinar”. O vídeo da campanha que será veiculado na mídia tem o tema “Não paralise os sonhos de uma criança”.Uma outra iniciativa da campanha é a doação de um par de ingressos para um circo que está na cidade para cada criança que for vacinada, o que deverá ocorrer diretamente nos Centros de Saúde.

A campanha de vacinação seria encerrada em 31 de outubro, mas foi prorrogada até 30 de novembro devido a baixa cobertura vacinal em todo o estado. O público-alvo da Campanha de Vacinação é composto por crianças de 1 a 4 anos completos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Em Campinas, as vacinas são aplicadas em 66 centros de saúde (apenas o CS Boa Esperança não faz a vacinação). As salas de vacinas abrem às 8h e encerram o atendimento 30 minutos antes do fechamento da unidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.