Ouça ao vivo

Colégio de Valinhos desliga alunos que praticaram racismo

O Colégio Porto Seguro, de Valinhos, emitiu uma nota nesta sexta-feira informando que após apuração interna, oito alunos que praticaram racismo, xenofobia e fizeram postagens com apologia ao nazismo foram desligados da instituição.
Foto: Divulgação/Colégio Porto Seguro

O Colégio Porto Seguro, de Valinhos, emitiu uma nota nesta sexta-feira informando que após apuração interna, oito alunos que praticaram racismo, xenofobia e fizeram postagens com apologia ao nazismo foram desligados da instituição.

No último domingo, após a divulgação dos resultados das eleições presidenciais, alguns estudantes enviaram as mensagens em um grupo criado por eles no aplicativo WhatsApp, chamado “Fundação Antipetismo”. Um aluno negro foi adicionado e segundo a mãe dele, a advogada Thaís Cremasco, o conteúdo era direcionado a ele. Um boletim de ocorrência foi registrado.

A CBN Campinas entrou em contato com o advogado de cinco dos estudantes desligados do colégio, Ralph Tórtima Filho.

Em nota, ele disse o seguinte:

Nos surpreende a decisão do Colégio Porto Seguro. Entendemos ter havido precipitação no desligamento dos alunos. Primeiramente, porque os fatos alardeados ocorreram no domingo, imediatamente após o resultado das eleições, portanto fora do contexto escolar. Também, porque jamais houve o direcionamento de ofensa racial a qualquer aluno da escola. O que houve, sim, foi a evidente distorção dos fatos por quem os denunciou. Não tenho dúvida de que a desinformação colaborou para essa equivocada decisão. É algo que facilmente será demonstrado e merece correção. Esses pré-adolescentes sequer tiveram a oportunidade de serem ouvidos, quando então esclareceriam o ocorrido. Vejo que o aspecto comercial preponderou na decisão do Colégio em relação ao humano, contrariando o que se espera de educadores.

Confira na íntegra a nota do colégio, informando a exclusão dos alunos da unidade

“O Colégio Visconde de Porto Seguro preceitua a todos os seus alunos, há mais de 140 anos, valores éticos e de respeito ao próximo, praticados e reforçados continuamente, da Educação Infantil ao Ensino Médio e Abitur, de forma a fortalecer o reconhecimento e valorização da diversidade.

Prosseguindo com a apuração das manifestações de alunos de nosso Colégio em redes sociais no início desta semana, reiteramos nossa consternação e indignação com o conteúdo de caráter racista, antissemita e misógino de algumas dessas mensagens.

Reforçamos nosso repúdio veemente a toda e qualquer forma de discriminação e preconceito, os quais afetam diretamente nossos valores fundamentais. Nesse sentido, o Colégio aplicou aos alunos envolvidos as sanções disciplinares cabíveis nos termos do Regimento Escolar, inclusive a penalidade máxima prevista, que implica seu desligamento imediato desta instituição.

Considerando o atual contexto de intolerância e violência verificado em nossa sociedade, o qual se reflete nas famílias e grupos de amigos, em vista dos fatos recentes, o Colégio reforçará suas práticas antirracistas, de conscientização e respeito à diversidade, em todos os câmpus, abordando o assunto de forma ainda mais contundente em suas pautas cotidianas, com iniciativas envolvendo a comunidade escolar, inclusive com apoio de consultoria especializada, para procurar evitar a reincidência de uma situação gravíssima e inadmissível como essa.

Reiteramos nossa solidariedade e apreço a todos que foram ofendidos e continuaremos prestando o devido acolhimento aos alunos e famílias.

Seguiremos cumprindo a nossa missão de promover a educação e a cidadania, auxiliando nossos alunos no desenvolvimento da empatia e respeito ao outro, para a promoção de uma cultura de paz e tolerância mútua.

Contamos com o apoio muito próximo das famílias e dos alunos nessa caminhada, inclusive com o uso consciente das mídias sociais.”

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.