Comportamento dos pais influi em atitudes de jovens nas redes e sociedade

As manifestações de preconceito disseminadas nas redes sociais e até mesmo no convívio escolar podem ser evitadas com fiscalização dos pais. Segundo a psicóloga Vanessa Rodrigues, não se trata de censura, mas sim mostrar aos filhos que existem limites entre opinião e crime.
Foto: Freepik

Muitas vezes os pais nem fazem ideia do que os filhos postam na internet, o que admiram e criticam. Isso pode desencadear em comportamentos preconceituosos, caso dentro de casa não haja limites, como ocorreu com alguns estudantes de Valinhos, que criaram um grupo de WhatsApp com ofensas racistas, xenofóbicas e apologia ao nazismo e fascismo. O colégio onde eles estudavam desligou oito alunos.

A psicóloga Vanessa Rodrigues explica que não se trata de censura dos pais aos filhos, mas uma fiscalização para ensiná-los e protegê-los contra crimes.

Para a psicóloga, o problema não é somente a internet, mas os ensinamentos da própria família. Segundo Vanessa Rodrigues, o primeiro espelho para o comportamento dos filhos é a maneira como os pais se portam.

Os termos e condições para uso do WhatsApp preveem que a idade mínima para o uso do aplicativo é 13 anos, mas não há ferramentas que fiscalizem essa regulação. Não há restrição de conteúdo para a criação de grupos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Começo de semana será de sol e calor; mudança chega na 4ª feira e na 5ª já pode chover  De acordo com informações do Cepagri,

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.