Excesso de velocidade é o fator responsável por uma em cada três mortes no trânsito no mundo. Em Campinas, a velocidade excessiva e a direção após consumo de bebida alcoólica são responsáveis por 44% dos acidentes de trânsito.
De acordo com o presidente da Emdec, Vinícius Riverete, os motoristas desrespeitam as normas de trânsito porque acreditam em mitos.
Um levantamento da OMS aponta que o risco de acidentes com vítimas fatais cai 58% quando o motorista reduz a velocidade de 80 Km/h para 50 Km/h.
Nesse exemplo, o tempo do percurso aumenta em apenas 27 segundos e o motorista evita que o pedestre sofra um dano que equivale a uma queda do nono andar de um prédio.
A campanha “desacelera – a vida já passa rápido” busca levar informações como essas a motoristas e pedestres.
A ação é uma parceria entre a Emdec e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global que busca evitar que o número de mortes no trânsito aumente em todo o mundo, como explica o coordenador executivo da Bloomberg em São Paulo e Campinas, Diogo Lemos.
Dados da Emdec apontam que, de janeiro a setembro, 52 motociclistas morreram no trânsito em Campinas. Foram 28 acidentes fatais no primeiro semestre e mais 24 entre julho e setembro. No ano passado, um total de 151 vidas foram interrompidas por acidentes de trânsito.