Ouça ao vivo

Moradores reclamam de transtornos por protestos no Chapadão

Foto: Arquivo/ Guilherme Pierangei

Apoiadores do Presidente Jair Bolsonaro (PL) vêm ocupando desde o dia 2 de novembro uma área em frente à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), no Jardim Chapadão, em Campinas. Eles contestam o resultado das eleições presidenciais, e pedem que haja algum tipo de intervenção das forças armadas. Essa movimentação vem incomodando alguns moradores do bairro, pois ela gera bloqueio de vias, e consequentemente impacta o trânsito. Em determinados dias e horários a concentração de pessoas aumenta em frente à EsPCEx, levando a Emdec a bloquear a avenida Papa Pio XII.

Uma mulher cujos pais moram na região do Chapadão, que não quis se identificar, reclama que o acesso à casa deles ficou mais difícil. “Tenho ficado presa no trânsito, mesmo dando a volta por trás, pela Av. João Erbolato, eu tive sérios problemas, no dia de finados e no domingo passado encheu de gente lá, todas essas ruas residenciais, que são estreitas, ficam com carros parados dos dois lados, e elas são de mão dupla, só passa um carro, ficou um caos, eu fiquei presa”.

Um morador que também preferiu não se identificar reclamou da movimentação. “Passei por lá, pessoal está acampado, tem bastante barraca, gente almoçando, fazendo lanche, tem um monte de gente vendendo bandeira do Brasil, vendendo comida, é uma festa”.

A CBN procurou a Emdec, que se manifestou por meio da seguinte nota: “No momento, a Avenida Papa Pio XII está liberada para circulação. Há bloqueios em um trecho da Avenida Coronel Amâncio Bueno, onde os manifestantes instalaram barracas e banheiros químicos.

Desde o início das manifestações, como forma de garantir a segurança viária e minimizar os impactos na circulação, a Emdec promoveu bloqueios provisórios em locais com aglomeração de pessoas. Veículos flagrados em situação irregular pelos Agentes da Mobilidade Urbana foram autuados e removidos ao Pátio Municipal.

As equipes atuam priorizando o diálogo e, muitas vezes, foi negociada a liberação da via. A concentração de pessoas aumenta próximo aos horários de pico, o que provoca a execução dos bloqueios temporários.

Desde o início da manifestação, diversas autuações por estacionamento irregular em calçadas e praças foram registradas pela Emdec, inclusive com remoção dos veículos.

Importante destacar que todas as ações ocorrem de forma a preservar a segurança dos agentes, que buscam cumprir o seu dever mesmo diante de algumas situações de hostilidade, tais como remoção da sinalização implantada no local.

Os agentes da Emdec monitoram o local de forma permanente, em operação que seguirá ao longo do feriado prolongado, de forma a garantir a mobilidade segura de pedestres e veículos.”

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.